A 9ª Mostra Produção Independente – Meu Tempo é Agora aconteceu entre 1º e 5 de abril de 2014, no Cine Metrópolis,e teve como tema os acontecimentos que marcaram a sociedade brasileira, quando se vivenciou uma forte onda de protestos por todo o país. No Espírito Santo, o ato mais significativo foi o fechamento da Terceira Ponte contra a cobrança de pedágio, uma imagem-símbolo que foi utilizada na vinheta do evento.
Na Mostra Competitiva foram exibidas 30 produções capixabas, entre longas e curtas-metragens. Os vencedores daquele ano foram Mar Negro, de Rodrigo Aragão (Melhor Ficção); Tão Longe é Aqui, de Eliza Capai (Melhor Documentário); Sangue e Rosa, de Diego Scarparo e Henrique Gomes (Melhor Animação); À Sombra do Mucuri, dos alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio de Mucurici (Melhor Filme-Escola); e Onde Está o Grande Tema?, de Carolini Covre (Melhor Videoclipe). Além desses, o júri decidiu conceder alguns prêmios extras e Fragma, de Eduardo Moraes, recebeu o Prêmio Incentivo e os curtas Sinal Vermelho, de Cristina Margon e Naiara Bolzan, e Abrigo ao Sol, de Emerson Evêncio, receberam menções honrosas. Após a mostra, esses filmes circularam por diversos cineclubes do Espírito Santo, por meio de uma parceria com a Organização dos Cineclubes Capixabas (Occa).
A homenageada foi Glecy Coutinho, realizadora do filme Eu Sou Buck Jones e colaboradora em diversas produções dos anos 90, além de professora aposentada do curso de Comunicação Social da Ufes e ex-diretora do Departamento Estadual de Cultura do Espírito Santo. A revista-catálogo Milímetros nº 4 focou em análises dos acontecimentos sociais no Brasil e abordou outros assuntos referentes ao trabalho a que se propôs a nova diretoria da ABD Capixaba, que tinha Ricardo Sá como presidente.
Durante a 9ª Mostra Produção Independente aconteceram debates sobre o tema central do evento e também sobre os eixos estratégicos que a nova diretoria definiu para trabalhar pela profissionalização do setor audiovisual capixaba – formação, produção, distribuição, preservação e reflexão. Houve o lançamento do DVD-coletânea que reuniu obras audiovisuais da Mostra Competitiva e foi distribuído para instituições públicas.
Também aconteceu uma palestra da Associação Brasileira de Produtores Independentes de TV (ABPITV), entidade organizadora do Rio Content Market e, ainda hoje, a mais atuante organização não governamental no campo do estímulo aos negócios ligados à produção audiovisual independente.