Estão abertas as inscrições para os Cursos da 16a Mostra Produção Independente. Serão 3 minicursos gratuitos: “Introdução ao roteiro”, com Rodrigo Oliveira, “Ficção como arma de guerra”, com Anti Ribeiro, e “Crítica de cinema”, com Kênia Freitas.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio dos formulários, que estão no link da BIO, até o dia 3 de dezembro. Os cursos serão realizados de forma online e terão emissão de certificado.
Saiba mais:
Introdução ao roteiro: O minicurso pretende oferecer ao aluno uma perspectiva geral da função do roteirista no processo de realização de uma obra audiovisual, bem como apresentar noções introdutórias relacionadas ao processo de criação e estruturação do roteiro de ficção através de atividades teóricas e práticas. Ao longo da oficina, o aluno conhecerá as noções essenciais para a estruturação do roteiro a partir de exercícios práticos diários que tocarão nas diversas etapas de seu desenvolvimento: sinopse, descrição de personagem, argumento, justificativa e roteiro final.
Ficção como arma de guerra: O minicurso dedica-se a estudar e elaborar torções de mundo (im)possíveis a partir da imaginação. O intuito é ativar o poder bélico da ficção por meio do desejo e do comprometimento com a minuciosidade. A metodologia poético-científica é direcionada pelo encruzilhamento de textos, fotos, filmes, vídeos, falas, sons, aparições e outras formas de tentar comunicar os sentidos. Os módulos entrecruzam-se e são inseparáveis. São eles: Sonhos, Fugas e Vozes.
Crítica de cinema: Em um momento de reconfiguração cultural das dinâmicas sociais, raciais, de gênero e sexualidade, torna-se urgente pensar também a crítica de cinema em perspectivas múltiplas e localizadas. Perspectivas que fomentem a formação de novos públicos e a ampliação do repertório cânone. Abordar os vários lugares de fala dos filmes, da recepção e da crítica deve ser uma prática do incentivo à observação e à escuta – e não do silenciamento dos debates. Mais do que apenas um enfoque temático, o convite feito pelos encontros desta oficina será o de perceber nos filmes como conteúdo e forma se complementam e se articulam.