Além da exibição de filmes, o evento também contou na programação com dois cursos totalmente gratuitos e três webinários com convidados especialistas e atuantes no setor audiovisual. Ambas atividades foram online e tiveram presença marcante do público.
WEBINÁRIOS ABD CONVERSA
O ABD Conversa é um projeto para encontros e reflexões sobre o audiovisual com realizadores e realizadoras capixabas e nacionais. Durante a mostra foram realizadas três conversas com convidados especialistas e atuantes no setor, com transmissão ao vivo pelo canal youtube da ABD Capixaba.
ABD Conversa: Mostra Retrospectiva (06/12)
Durante a abertura da 15ª Mostra Produção Independente, os curadores da nossa Mostra Paralela, Erly Vieira Jr. e Waldir Segundo, falam um pouco sobre essa Mostra juntamente com diretores convidados que tiveram seus filmes exibidos. O debate traz uma reflexão e panorama dos últimos 15 anos do audiovisual capixaba.
Cinema Possível: modos de fazer (08/12)
Encontro entre produtoras acerca das possibilidades de produção no Brasil contemporâneo pensando principalmente no enfrentamento das nossas questões políticas em um contexto pré e durante a pandemia. Com Luana Melgaço, Usula Dart e Maria Grijó Simonetti.
Luana Melgaço é produtora e produtora executiva. É sócia da Anavilhana e foi integrante da Teia entre 2008 – 2014. Em 15 anos de dedicação ao audiovisual, já realizou mais 20 filmes, entre curtas e longas-metragens, quatro deles em co-produção internacional.
Ursula Dart é Sócia da Ladart Filmes com foco na produção de filmes para cinema e séries de documentário e ficção para TV, Ursula tem larga experiência em realização audiovisual como produtora e produtora executiva de curtas e longas e como diretora e diretora de fotografia. É curadora de festivais e mostras de cinema e participa de comissões de avaliação como jurada,
Cinema Possível: Patrimônio Audiovisual (15/12)
Com mediação do Programador do Cine Metrópolis (UFES), produtor e diretor audiovisual, Vitor Graize, o webinario proporcionou um rico debate sobre preservação do patrimônio audiovisual com a museóloga, Paula Nunes Costa, o professor de Cinema e Audiovisual da UFF, Rafael de Luna, e com o coordenador do Laboratório de Aprendizagem da Ufes (Laufes), Guilherme Santos Neves Neto.
A conversa foi promovida em parceria com o Cine Metrópolis e discutiu o estágio atual das políticas de preservação e memória audiovisual no Espírito Santo, principalmente em relação ao seu principal ente financiador e implementador de políticas públicas de cultura, a Secretaria de Estado da Cultura, e a maior e mais importante instituição de pesquisa e preservação arquivística do estado, o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, subordinado à Secult.
CURSOS
Documentário Criativo: Estética como Forma de Discurso, com Maria Clara Escobar
Nesta oficina, Maria Clara Escobar apresenta uma forma estético-discursiva de aproximação do cinema documentário. Olhando de forma crítica para a trajetória do cinema até aqui, a oficina propõe através de aproximações com alguns filmes apontar caminhos para um cinema mais inteiro. Os documentários muitas vezes vistos como filmes de “tema” aqui são tratados de forma completa. A partir do entendimento de que nunca houve verdadeiramente a separação de tema e estética, o que houve foi um pacto do que seria o universal, a oficina tenta apontar, de forma também pragmática, para um novo possível cinema.
Datas: 12 e 13 de dezembro de 2020
Horário: 14h às 18h
Carga horária: 8h
Vagas disponíveis: 30 (trinta)
Curtas Brasileiros Contemporâneos – Reverberações Históricas, com Adriano Garrett
Tendo como ponto de partida as transformações ocorridas no cenário audiovisual brasileiro ao longo do século XXI, particularmente nos últimos dez anos, pretende-se debater as reverberações estéticas decorrentes de questões como o barateamento trazido pelas tecnologias digitais, o grande aumento do número de cursos de audiovisual, a descentralização geográfica da produção e a maior visibilidade de filmes produzidos por grupos contra-hegemônicos (mulheres, negros, LGBTs, indígenas). Para isso, o curso propõe análises de (e relações entre) curtas brasileiros contemporâneos, tomando como base para a discussão, a cada aula, um curta nacional de outra década, ao qual denominamos de “filme-disparador”.
Datas: 04, 05 e 06 de dezembro de 2020
Horário: 15h às 18h
Carga horária: 9h
Vagas disponíveis: 40 (quarenta)