Uma das principais realizações da ABD Capixaba ao longo dos anos é a Mostra Produção Independente, criada durante a gestão de Saskia Sá e inspirada no programa semanal “Produção Independente”, que a realizadora Carla Osório apresentava na TV Assembleia, onde recebia diretores locais para mostrarem seus filmes e falarem sobre eles. O então editor da TV Assembleia, Antônio Mendes Americano, teve a iniciativa de realizar uma mostra com os filmes exibidos no programa, mas a comissão organizadora decidiu abrir inscrições públicas para democratizar o espaço. Assim, foi criada a Mostra Produção Independente, que atraiu os olhares da cidade para um evento totalmente voltado para a exibição e discussão da produção audiovisual local.
Muito mais do que “apenas” uma janela para exibir filmes capixabas, a Mostra Produção Independente é hoje um espaço fundamental de discussão do setor e além de dizer muito sobre os caminhos que a produção audiovisual local tem trilhado. O evento já se consolidou enquanto espaço representativo para os realizadores capixabas.
Nas primeiras edições da Mostra, quase todos os filmes inscritos eram exibidos. Hoje, já não dispomos de grade na programação suficiente para exibir todas produções inscritas. Se por um lado isso não é tão bom, pois alguns realizadores ficam fora da Mostra, por outro, comprova que ganhamos regularidade e volume de produção ao longo dessa última década. Produção exclusivamente capixaba. A Mostra Produção Independente é uma janela, um local de encontro e um espaço para debate sobre os caminhos do audiovisual capixaba.
A 1ª Mostra Produção Independente foi uma importante delimitação de território para o audiovisual capixaba. A partir dela foi possível enxergar melhor a produção e as questões locais e a ABD começou a ser percebida como uma entidade com reivindicações concretas, propondo debates e ações justos e, principalmente, se mostrou mais efetiva no que faz.