Primeira noite da 14ª Mostra Produção Independente – Resistências

O Cine Jardins ficou lotado nessa segunda-feira (02/12) para a cerimônia de abertura da 14ª Mostra Produção Independente – Resistências. O evento reuniu realizadores de diversas gerações e o público em geral para assistem na telona a um panorama com a atual produção audiovisual do Espírito Santo. 

O primeiro dia de evento realizou uma homenagem póstuma ao cineasta Seu Manoelzinho, o lançamento da Revista Milímetros nº9 e a exibição da 1ª sessão da Mostra Competitiva. Na sequência, os diretores presentes participaram de um bate-papo no qual conversaram com sobre os assuntos trazidos pelos seus filmes e sobre os seus modos de realização. 

Em sua saudação, Leandra Moreira (foto ao lado), presidente da ABD Capixaba e produtora executiva da 14ª Mostra Produção Independente ressaltou a importância das produções chegarem para ao público: “Em um momento marcado pela restrição de direitos, o cinema e a arte em geral cumprem o importante papel de dar voz e visibilidade para questões e lutas que costumam ser silenciadas pelo conservadorismo. Esta mostra é nossa. Todo mundo que está aqui sabe a batalha que é fazer um evento desses. Estamos fazendo a mostra em dezembro, porque ela tinha que acontecer em 2019.  Esperamos que esses quatro dias sejam muito proveitosos”.

O Secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha falou sobre a importância da continuidade da Mostra Produção Independente e da sua relação com o evento. “Queria parabenizar a ABD Capixaba por mais uma edição desta Mostra, que eu já frequento há muitos anos. É um prazer para a Secretaria de Estado da Cultura e para o Governo do Estado apoiar essa mostra”.

Mostra Competitiva 

Na primeira Sessão da Mostra Competitiva foram exibidos dez filmes. Na telona, produções de diversos gêneros que falam um pouco sobre a diversidade temática da produção local. O público pode conferir as videoartes Tiro ao Alvo, de Adriano Monteiro, episódio da segunda temporada da websérie Palavra Negra; e Tomar O Tempo – Poesia Inútil, de Amanda Brommonschenkel, Carol Covre, Juane Vaillant, Marcéu Rosário Nogueira e Thaís Rodrigues; o videoclipe Blá Blá Blá, da cantora Morenna, dirigido por Junior Batista;  a animação Olhares: Patrimônio Natural e Cultural de Afonso Cláudio, direção coletiva; os documentários Riscadas, de Karol Mendes; Bate Paus, de Jorge Kuster Jacob; Refúgio, de Shay Peled e Gabriela Santos Alves; e Ilhéu, de Henrique Gaudio e Stella Ulhôa; além das ficções Meninas, de Ana Murta e André Ehrlich Lucas; e Da Curva pra Cá, de João Oliveira.

A realizadora Gabriela Santos Alves falou sobre a produção audiovisual independente e a importância da universidade na formação de novos diretores.“O Refúgio é um filme escola, é uma das resistências que a gente tem produzido no espaço da Universidade, no curso de cinema. Foi um trabalho realizado com muito empenho, com um total de ‘zero reais’. O filme é uma parceria entre os cursos de música, direito e cinema, além de um trabalho realizado por professores e alunos”. 

Milímetros e Homenagem 

 

Na ocasião também foi realizado o lançamento da versão virtual da revista-catálogo Milímetros nº9, a revista da ABD Capixaba. Com informações completas sobre todos os filmes da mostra, a revista traz textos sobre o cinema capixaba, sobre as políticas culturais voltadas para o setor e os perfis dos homenageados. A revista pode ser acessada aqui.

Outro destaque da noite foi a homenagem póstuma para Manoel Loreno da Silva, mais conhecido como Seu Manoelzinho. Apaixonado pela sétima arte, ele produziu mais de 40 obras com poucos recursos, um esforço que ganhou destaque nacional. Foi exibido uma compilação de alguns filmes do diretor mostrando a potência criativa do realizador na história do audiovisual local.  

A 14ª Mostra Produção Independente – Resistências acontece até o dia 05 de dezembro, às 19 horas, no Cine Jardins, Vitória. O evento traz para o público um panorama da atual produção do audiovisual capixaba.

Uma realização da ABD Capixaba, a 14ª Mostra Produção Independente – Resistências conta com a colaboração da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo – Secult. E com o apoio da All Dubbing Group, do Cine Jardins, da Comunicação Impressa, da Iatec, da Link Digital, das secretarias de cultura da Prefeitura Municipal de Vitória e da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes, do SEBRAE e da TV Gazeta.

Fotos: Luara Monteiro