Prevista para acontecer no próximo mês de agosto, a Mostra está adiada para setembro. A escritora Bernadette Lyra e o cineasta Seu Manoelzinho serão os homenageados desta edição
Uma janela dedicada ao cinema produzido no Espírito Santo, a Mostra Produção Independente chega à 14ª edição, traz o tema “Resistências” para dar foco às obras audiovisuais protagonizadas pelas minorias políticas (negros, mulheres, LGBTQ, povos e comunidades tradicionais entre outros) e irá render homenagem à escritora e professora de cinema Bernadette Lyra e ao cineasta Seu Manoelzinho (in memorian). Com a seleção de filmes da mostra competitiva recém divulgada, esse tradicional evento artístico-cultural estava agendado para a primeira semana do mês de agosto, mas, sem a confirmação de patrocínios, será realizado do dia 02 a 05 de setembro, no Cine Jardins, em Vitória.
A presidente da ABD Capixaba, Leandra Moreira, explica que já não é fácil a captação de recursos para promover a Mostra, mas, particularmente neste ano, o patrocínio para eventos culturais ficou ainda mais escasso: “Estamos em um contexto político e econômico que tem ‘assustado’ os investidores e por isso as decisões de patrocínios têm demorado um pouco mais. Como não queremos abrir mão de uma qualidade mínima de realização, preferimos adiar um pouco a fim de viabilizarmos o evento de uma forma mais adequada”.
Homenagens
Aos 80 anos, a escritora e professora Bernadette Lyra é dona de uma reconhecida trajetória na construção de uma reflexão sobre o cinema brasileiro e será a grande homenageada da 14ª Mostra Produção Independente – Resistências. Natural de Conceição da Barra, no norte capixaba, ela é formada em Letras pela Ufes, tem especialização em cinema e fez pós-doutorado na Sorbonne, em Paris. Conhecida por criar o termo e dar luz ao Cinema de Bordas, Lyra também foi a nossa primeira Secretária de Cultura do Espírito Santo e, em 2018, foi considerada Pesquisadora do Ano, pela SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual), da qual é membro fundadora.
Falecido em novembro do ano passado, Manoel Loreno da Silva, mais conhecido como Seu Manoelzinho, foi um cineasta amador que descobriu desde a infância a sua paixão pela Sétima Arte. A partir da pequena cidade de Mantenópolis, no noroeste do Espírito Santo, ele realizou dezenas de filmes que traz histórias de amor, de aventura e de suspense tendo como equipe de produção e elenco seus amigos e parentes. Sempre de um modo quase artesanal e com poucos recursos, sua produção recebeu os aplausos de sua própria comunidade e acabou ganhando destaque nacional.
Uma realização da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Espírito Santo (ABD Capixaba), a 14ª Mostra Produção Independente será realizada de 2 a 5 de setembro, em Vitória. Além dos filmes em competição, integra a programação desse evento exibições paralelas de filmes, debates de realizadores, lançamentos da Revista Milímetros nº 9 do DVD Coletânea, premiação de filmes e a 5ª reunião do Fórum Capixaba do Audiovisual. Toda as atividades da Mostra têm entrada franca!
Fotos: Luara Monteiro
SAIBA MAIS: Conheça os filmes selecionados para a 14ª Mostra Produção Independente